Como medir o ROI de SEO

  • 112

Você pode usar muitas métricas no Google Analytics para determinar o sucesso da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Você pode monitorar tráfego, fontes de referência, conversões e inúmeras outras métricas. Mas para determinar o verdadeiro valor de suas campanhas, uma métrica que deve ter prioridade: Retorno do investimento (ROI).

Medir o retorno do investimento do SEO coloca o impacto do SEO em perspectiva. Você pode mostrar aos tomadores de decisão da empresa como o SEO gerou tráfego, leads e vendas, por exemplo, o que pode levar a um investimento contínuo nessa estratégia.

O que é ROI de SEO?

SEO ROI é um cálculo que mede o retorno sobre o investimento da otimização de mecanismos de busca. As empresas podem calcular o retorno do investimento em SEO analisando as classificações dos mecanismos de pesquisa, o tráfego orgânico do site e as conclusões de metas e, em seguida, usando a fórmula ROI SEO: (Ganho do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento. 

Como calcular o ROI de SEO

Aprenda a calcular o ROI de SEO em três etapas:

1. Configure o acompanhamento de conversões

O primeiro passo para determinar seu ROI de SEO é configurar o acompanhamento de conversões no  Google Analytics . Isso permite que você acompanhe todas as conversões em seu site que geram receita.

A configuração que você usa depende se você faz vendas diretamente em seu site ou não.

As lojas de comércio eletrônico podem usar o rastreamento de comércio eletrônico para extrair dados de suas transações on-line e medir sua receita on-line exata. Isso significa que os dados para devoluções online são extremamente precisos.

Empresas baseadas em leads, como provedores de serviços, podem configurar metas de conversão, como envios de formulários de leads, e atribuir valores em dólares a essas metas com base nos dados do cliente.

Veja como os dois tipos de empresa podem configurar o  acompanhamento de conversões  em seus sites:

Comércio eletrônico: como configurar o acompanhamento de conversões para medir o ROI de SEO

A melhor maneira de acompanhar a receita de uma loja de comércio eletrônico é configurar o acompanhamento de comércio eletrônico usando  as instruções do Google .

Depois de começar a acompanhar os dados de comércio eletrônico em seu site, você poderá acessar um relatório de Visão geral do comércio eletrônico ( Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral ) com todas as informações relacionadas às suas vendas on-line.

Este relatório é útil para medir o sucesso geral do seu site e monitorar seu desempenho. Portanto, mesmo que você não esteja planejando calcular seu ROI de SEO imediatamente, recomendamos que você configure o rastreamento de comércio eletrônico o mais rápido possível.

Quanto mais cedo você começar a coletar dados, mais você terá que trabalhar quando decidir começar a explorar mais o Analytics.

Geração de leads: como configurar o acompanhamento de conversões para medir o ROI de SEO

Se você não  fizer vendas  diretamente em seu site, será um pouco mais difícil obter dados exatos sobre quanta receita você gera. A estimativa mais precisa vem da atribuição de valores em dólares a cada uma de suas conversões no site com base em dados de vendas anteriores.

Navegue até  Admin > Visualizar > Metas no Analytics  e crie metas para cada uma de suas conversões no site. Esses objetivos podem variar de envios de formulários de contato, solicitações de orçamentos gratuitos e até mesmo chamadas telefônicas, se você tiver  o rastreamento de chamadas  configurado em seu site.

Em seguida, insira um valor estimado para cada uma dessas conversões na seção Detalhes da meta.

Esses valores não serão exatos, mas se houver alguns dados analíticos para extrair, você poderá obter uma estimativa bastante precisa.

  1. Determine quantos leads se convertem em vendas . Por exemplo, se você receber 100 formulários de lead por mês e 25 desses leads se tornarem clientes, essa meta terá uma taxa de conversão de 25%.
  2. Determine o valor médio de cada venda . Se cada um dos leads convertidos gastar R$ 200,00, seu valor médio será de R$ 200,00.
  3. Determine o valor de cada lead . Determine o valor de cada lead dividindo o valor total das conversões pelo número original de leads. Usando os valores acima, se você ganhar 25 clientes e cada um deles gastar R$ 200, você ganha R$ 5.000. Divida esses R$ 5.000 pelos seus 100 leads originais e cada lead dessa meta vale R$ 50 em média.

Siga esta fórmula para cada uma de suas metas e insira os valores correspondentes antes de passar para a próxima etapa.

2. Classifique suas conversões por canal

Depois de acompanhar as conversões por mais ou menos um mês, você deve ter dados suficientes para começar a medir seu ROI de SEO.

A maneira mais simples de fazer isso é visualizando o Relatório de conversões em  Conversões > Funis multicanais > Conversões assistidas .

Selecione “Conversões” na parte superior do relatório e você terá todas as conversões em seu site no período de tempo selecionado classificadas pelos canais que as geraram.

O canal Pesquisa Orgânica inclui todos os usuários que encontraram seu site nos resultados de mecanismos de busca como Google e Bing – o que significa que você pode atribuir essas conversões à sua estratégia de SEO.

3. Calcule seu ROI de SEO

Depois de determinar quanta receita sua estratégia de SEO gerou durante um período de tempo específico (normalmente um mês ou um trimestre), você pode comparar esse valor com seu investimento em SEO durante esse período para determinar seu ROI.

A maioria das empresas usa a seguinte fórmula para calcular o ROI de SEO:

(Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Se sua empresa já possui um método para medir o ROI de seus outros canais de marketing, você pode usar a mesma fórmula para comparar o SEO com eles.

Por exemplo, algumas empresas calculam o ROI usando o lucro líquido de cada venda em vez da receita total. Certifique-se de usar esses mesmos valores para sua estratégia de SEO, ou sua comparação será distorcida.

Se você  não  tiver um método existente para calcular seu ROI de marketing, poderá usar a fórmula básica: Ganho do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento. Em seguida, multiplique o número resultante por 100 para obter seu ROI em termos de porcentagem.

Usando os dados abaixo, aqui está a fórmula de ROI de SEO em ação:

Ganho do investimento:  R$ 704.087,50

Custo do investimento:  R$ 10.000

Ganho do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento

(704.087,50 – 10.000) / 10.000

60.087,50 / 10.000

6,00875 *100

600,875%

O retorno do investimento da empresa em SEO é superior a 600% – isso é enorme!

2 outros relatórios do Google Analytics para medir o ROI de SEO

Dependendo do seu negócio e configuração, você pode consultar alguns outros relatórios do Google Aanlytics para ajudar a medir seu ROI de SEO.

Os relatórios a seguir estão intimamente relacionados ao seu ROI, e compilá-los junto com seu cálculo original pode fornecer uma ideia geral do desempenho de sua estratégia.

1. Análise de Interações Auxiliares

A maioria de seus clientes visitará seu site várias vezes antes de converter, seja essa conversão uma compra, um envio de formulário de lead ou qualquer outra coisa.

Por exemplo, um usuário pode descobrir seu site nos resultados do mecanismo de pesquisa e passar sua primeira visita navegando nas páginas de seus produtos e depois sair sem comprar nada. Mais tarde, eles podem retornar ao seu site digitando sua URL no navegador, indo diretamente ao seu site e fazendo uma compra.

Dependendo do modelo de atribuição de conversão que você usa, você pode ter uma ideia distorcida de onde esse cliente veio.

Se você olhar apenas para as últimas interações, por exemplo, você pensaria que foi uma venda de tráfego direto. Você não estaria necessariamente errado, mas esse modelo deixa de fora o fato de que a visita original foi de pesquisa orgânica – o que significa que a venda provavelmente não teria ocorrido sem SEO.

Neste exemplo, a Pesquisa Orgânica auxiliou na conversão. O relatório de análise de interações assistidas ( Conversões > Funis multicanais > Conversões assistidas ) mostra eventos como esses e o valor nos canais que não  levam diretamente  a conversões, mas desempenham um papel neles nos estágios anteriores.

Isso dá a você uma ideia mais aprofundada do valor de cada um de seus canais, considerando o papel que eles desempenham nas conversões, mesmo quando não são a interação final.

2. Principais caminhos de conversão

Da mesma forma que o relatório Análise de interações de assistência, o relatório Principais caminhos de conversão ( Conversões > Funis multicanal > Principais caminhos de conversão ) considera todas as etapas que levam à conversão.

Mas, em vez de mostrar as contribuições separadas de cada canal, mostra os caminhos comuns que seus usuários seguem para a conversão.

Neste exemplo, o caminho mais comum que os usuários seguem é encontrar o site por meio da pesquisa orgânica e depois voltar diretamente ao site e converter.

Esse relatório é útil porque dá a você uma ideia melhor de como seus clientes interagem com seu site e outros canais antes de fazer uma compra ou se tornar um lead. E quanto mais você entender seus clientes, mais efetivamente poderá estruturar suas campanhas no futuro.

Perguntas frequentes sobre como medir o ROI para SEO

Você tem dúvidas adicionais sobre como medir o ROI para SEO? Navegue pelo nosso FAQ!

Quando devo medir o ROI de SEO?

Geralmente, você medirá o ROI do SEO mensalmente, trimestralmente e anualmente. Como o SEO é uma  estratégia de longo prazo  e leva tempo para gerar resultados, você provavelmente não verá um ROI positivo nos primeiros três a seis meses. Após esse período inicial, o SEO pode começar a gerar um retorno, e  continuar fornecendo um retorno .

Como medir o ROI de SEO?

Meça o ROI de SEO com a seguinte fórmula:

(Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Calcule suas despesas para investir em SEO para obter seu “Custo de investimento” e, em seguida, consulte seus dados do Google Analytics para obter seu “Ganho do investimento”. Substitua seus números na fórmula e você obterá seu ROI do SEO.

O que é um bom ROI de SEO?

Um bom ROI de SEO depende do seu negócio.

Cada empresa é diferente, o que torna difícil atribuir um ROI de SEO médio ou bom. Enquanto uma empresa investe R$ 1.500 por mês em SEO, outra gasta R$ 3.000. Sem falar que os valores dos leads variam de empresa para empresa.

Antes de começar a otimizar seu site para SEO, pense em um brainstorming de um ROI ideal para o seu negócio. Esse número pode servir como referência para sua equipe ou agência medir em relação a si mesma. Para obter os melhores resultados, comece com uma pequena porcentagem e depois trabalhe em direção a uma maior à medida que você obtém dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *