7 estratégias de segmentação de e-mail revolucionárias a serem usadas
7 estratégias de segmentação de e-mail revolucionárias a serem usadas
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As caixas de entrada de seus assinantes estão cheias de e-mails competindo por sua atenção. Eles recebem e-mails diários de amigos, familiares, colegas de trabalho e outras empresas. Então, como você garante que suas mensagens não sejam lidas? O segredo são as estratégias de segmentação de e-mail.
Segmentar seus e-mails pode aumentar sua receita em até 760% , tornando-se uma tática de marketing que vale o seu tempo. Quando você direciona seus e-mails para leitores específicos, você pode transformar radicalmente a eficácia de suas palhaçadas de marketing por e-mail.
Quais são as melhores estratégias de segmentação de e-mail para usar?
1. Compras anteriores
Quando você envia e-mails em massa sobre produtos para todos os seus assinantes, pode errar o alvo quando se trata de ganhar mais vendas. A chave para o sucesso do marketing de sua empresa por e-mail é adicionar um senso de personalização.
Como você pode personalizar seus e-mails, além de adicionar o primeiro nome de um leitor?
Verifique as compras anteriores de um comprador. Os serviços ou produtos que um cliente comprou de você no passado podem servir como uma forte indicação do tipo de mercadoria que ele gosta, o que pode ajudar sua equipe a fornecer recomendações personalizadas de produtos.
Quando um usuário compra de sua empresa, envie a ele um e-mail com uma lista de itens semelhantes que ele pode querer comprar. Se você vende itens que os consumidores compram rotineiramente, como produtos de uso diário, envie a eles um e-mail de lembrete incentivando-os a reabastecer o pedido também.
2. Dia e hora
Você sabia que uma das melhores formas de aumentar a eficácia da sua estratégia de email marketing é segmentar seus emails por hora do dia e dia da semana? É verdade e é uma tática eficaz que mais empresas estão usando.
Se sua empresa vende cafeína, por exemplo, você pode enviar seus e-mails logo pela manhã, quando os leitores estiverem verificando seus e-mails e saboreando a primeira xícara de café do dia. Em comparação, um público de estudantes universitários pode receber seus e-mails à tarde.
Não há um horário universal para quando você deve enviar e-mails de marketing.
Na maioria dos casos, a eficácia dessa estratégia depende de quem é seu mercado-alvo e do que você está vendendo. Examine seu público para estabelecer um prazo para quando eles provavelmente verificarão sua caixa de entrada.
Quando se trata do dia da semana, convém enviar e-mails importantes durante a semana, e não perto do final dela. Enquanto os usuários verificam ativamente seus e-mails durante a semana, muitos se desconectam no fim de semana.
Maximize os resultados da sua campanha de email marketing testando diferentes horários e dias de envio. Com base em seus resultados, você pode estabelecer quando deseja enviar e-mails específicos para aumentar sua taxa de cliques (CTR) e vendas.
3. Geograficamente
Se você administra uma empresa que opera uma instalação física e uma loja online ou lidera uma empresa com lojas espalhadas por todo o país, pode se beneficiar da segmentação geográfica de seus e-mails.
Com a segmentação geográfica, você pode se concentrar em enviar e-mails específicos para assinantes com base em sua localização.
Se você administra uma empresa de comércio eletrônico que também fornece serviços ou produtos na loja, é mais benéfico enviar e-mails promocionais sobre sua loja física para compradores que moram nas proximidades do que no outro lado do país.
Como você pode implementar essa estratégia de segmentação de e-mail?
Quando os usuários compram em sua loja, você pode dar a eles a opção de participar do seu boletim informativo por e-mail. Se eles estiverem comprando on-line, o opt-in — dependendo dos seus termos e condições — pode fazer referência à localização por meio do endereço de cobrança ou envio.
Você também pode pedir aos usuários que enviem seu CEP ao assinar seu e-mail.
No formulário de inscrição, sua equipe pode enfatizar que o CEP de um usuário permite que sua empresa forneça recomendações e atualizações personalizadas da loja mais próxima. Para muitos usuários, a chance de sugestões personalizadas vale a pena compartilhar sua localização.
Além disso, evita que os leitores tenham e-mails desnecessários sobre um local distante inundando sua caixa de entrada. Também reduz o número de mensagens de “spam” que eles recebem da sua empresa, aumentando o valor que eles sentem ao assinar seus e-mails.
4. Demografia
Se você opera em uma indústria de nicho ou vende um produto universal comumente usado por consumidores espalhados por todo o mundo, provavelmente descobrirá que seus clientes consistem em vários dados demográficos.
No entanto, dados demográficos variados vêm com hábitos de compras diferentes.
Uma mulher de 60 anos pode não querer comprar os mesmos produtos que um homem de 20 anos. Isso não significa que eles não estão interessados em sua empresa, no entanto. Se você tem uma grande linha de produtos ou serviços, é provável que eles usem sua empresa, mas para finalidades diferentes.
É por isso que você deseja desenvolver seu conteúdo para dados demográficos de público específico.
Quais aspectos de um cliente você deve prestar atenção ao segmentar seus e-mails?
Dados demográficos vitais incluem:
- Era
- Nível de renda
- Sexo
- Nível educacional
- Ocupação
Por que a demografia é uma estratégia de segmentação de e-mail tão valiosa? Ao segmentar seus e-mails por demografia, você pode aumentar suas vendas e tornar suas metas de marketing por e-mail mais fáceis de alcançar.
5. Abandono do carrinho de compras
Se você opera on-line, sabe como é fundamental maximizar seus leads e obter mais receita. Quando os usuários se interessam por seus produtos, você sente que está um passo mais perto de atingir essas metas.
Só porque um usuário adicionou um de seus itens ao carrinho de compras não significa que ele cumprirá a compra. Estudos mostram que surpreendentes 68% dos carrinhos de compras acabam abandonados e nunca resultam em uma venda.
É por isso que, quando você está desenvolvendo uma campanha de e-mail segmentada, é crucial se concentrar em reacender o interesse nesses carrinhos de compras abandonados para maximizar o sucesso do seu negócio de comércio eletrônico.
Como você convence os compradores a retornar ao seu site e finalizar a compra?
Para muitas empresas, os e-mails de abandono de carrinho de compras funcionam bem. Embora você não possa convencer todos os possíveis clientes a comprar seus produtos, não custa incentivar o interesse deles com um e-mail.
Às vezes, as pessoas se desviam do carrinho de compras virtual devido a uma distração ou porque não têm suas informações de pagamento em mãos. Quando você envia um lembrete amigável de que seus produtos ainda estão esperando por eles em sua loja online, você pode recuperar suas vendas com sucesso.
6. Mensagens de ativação (e de desativação)
Mesmo que perguntar aos seus usuários se eles ainda querem receber seus e-mails possa parecer contra-intuitivo para o seu crescimento, limpar sua lista de assinantes pode ajudar a aumentar a eficácia de sua campanha de marketing por e-mail.
Às vezes, as pessoas substituem seus e-mails antigos por um novo. Ou gradualmente, com o tempo, eles perdem o interesse pela sua marca. Não importa por que um usuário não leia mais suas mensagens, é vital garantir que sua lista de e-mails inclua pessoas que ainda leem seus e-mails.
Como você limpa sua lista de e-mail?
Uma das muitas maneiras de garantir que seus assinantes sejam um ativo – e não um passivo – para sua empresa se concentra no envio de mensagens opt-in. Faça mais do que dar aos seus assinantes a chance de aceitar ou recusar.
Forneça opções que lhes permitam determinar com que frequência desejam receber seus e-mails ou que tipo de conteúdo desejam receber. Em vez de cancelar totalmente a assinatura de suas mensagens, eles terão a opção de continuar fazendo parte da sua lista de e-mails e também satisfeitos.
7. Aniversário
Quem não gosta de se sentir especial em seu aniversário?
A segmentação de e-mail pode ajudar sua empresa a priorizar os leitores e expressar que eles são uma parte valiosa do seu negócio. Que melhor maneira de conseguir isso do que enviando desejos de aniversário – e promoções – para seus assinantes em seu dia especial?
Seus e-mails para aniversários podem incluir o seguinte:
- Presentes exclusivos disponíveis com a compra
- Promoções ou códigos de desconto
- Acesso a ofertas ou produtos somente de aniversário
Se você enviar promoções de aniversário para compradores, considere enviar o e-mail alguns dias antes. Você pode até mesmo tornar a oferta de aniversário válida por um longo período, como uma semana, para dar ao comprador mais tempo para agir de acordo com sua oferta.