Quais são as principais causas de ansiedade no trabalho?
Quais são as principais causas de ansiedade no trabalho?
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Em resumo, a ansiedade é uma preocupação excessiva sobre algo. Esse é um estado psicológico que causa angústia, perturbação e medo, além de poder ocasionar crises intensas. A ansiedade tem sintomas muito vivenciados pelos brasileiros.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 33% da população mundial sofre com sintomas de ansiedade. No Brasil isso não é muito diferente. Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, cerca de 24 milhões de brasileiros sofrem com distúrbios de ansiedade hiperatividade sintomas. Isso quer dizer 23% da população brasileira.
Os dados mostram que a ansiedade é um problema sério na modernidade. Por isso, o ambiente profissional é um dos causadores de sintomas de ansiedade em seus colaboradores. Apenas em 2014, 222 mil colaboradores foram afastados de suas atividades profissionais por transtornos mentais, incluindo transtornos de ansiedade.
Por isso, a ansiedade no trabalho merece uma atenção especial por parte dos líderes, do RH e demais setores responsáveis pelo bem-estar dos colaboradores. Entenda agora quais são as principais causas de ansiedade no ambiente de trabalho.
Quais são as principais causas de ansiedade no ambiente de trabalho?
A ansiedade no ambiente de trabalho pode surgir por vários motivos. A empresa Robert Half realizou uma pesquisa que apontou que as principais causas de ansiedade dos colaboradores de uma empresa são a sobrecarga de tarefas profissionais, além de falta de reconhecimento por parte da empresa.
Os funcionários que possuem muitas tarefas profissionais podem desenvolver quadros ansiosos por não conseguirem cumprir todas as suas responsabilidades profissionais. Dessa maneira, eles desenvolvem preocupação excessiva, medo, insegurança e angústia com a possibilidade de serem demitidos.
Isso também acontece com funcionários que não se sentem reconhecidos pela empresa. Eles podem apresentar uma autocobrança excessiva e se sentirem insatisfeitos e desmotivados.
Outros fatores que podem causar ansiedade no ambiente de trabalho são:
- Preocupação excessiva com as tarefas profissionais;
- Excesso de responsabilidades profissionais;
- Prazos curtos para serem cumpridos;
- Metas difíceis de serem atingidas;
- A necessidade constante de mostrar resultados positivos para a empresa.
Os causadores de ansiedade nos ambientes profissionais são um reflexo da falta de ações para promover o bem-estar mental corporativo. Portanto, trabalhar em uma empresa que não tem ações voltadas para uma saúde mental em dia é um dos males da modernidade. Os ambientes profissionais são os principais causadores de transtornos ansiosos nos colaboradores.
Quais são as consequências de ansiedade no ambiente de trabalho para os colaboradores e para a empresa?
A ansiedade diminui o desempenho profissional dos colaboradores, tornando até tarefas simples, muito difíceis de serem executadas. Isso causa um impacto direto na produtividade da empresa.
A ansiedade é responsável pela mudança de atenção de um colaborador. Com sintomas ansiosos, ele fica mais alerta para ameaças no ambiente corporativo. Dessa maneira, fica difícil focar em uma única tarefa, além de qualquer mudança no ambiente profissional tornar impossível a concentração nas responsabilidades profissionais.
Colaboradores ansiosos ficam mais propensos à distração, possuem dificuldade de concentração e também apresentam problemas de memória. Dessa forma, há outros problemas concomitantes como dificuldade na capacidade de julgamento, incapacidade de realizar as tarefas profissionais e queda no desempenho e na produtividade.
Ainda há mais propensão de um colaborador ansioso precisar de afastamento ou até pedir demissão, por não aguentar mais o ambiente de trabalho. Dessa forma, há vários prejuízos para a empresa, como a dificuldade de retenção de talentos, necessidade de maior investimento em recrutamento e seleção, além de perda na produtividade geral.
Dessa maneira, é cada vez mais importante que sua empresa, desde os líderes até o RH, tome medidas para prevenir e eliminar os sintomas de ansiedade nos trabalhadores.
Isso pode ser conseguido através de ações para educar os colaboradores sobre a necessidade do bem-estar mental deles, além de superiores e RH estarem mais abertos ao diálogo sobre problemas como excesso de trabalho e falta de reconhecimento por parte da empresa, além de investimento em ações para promover o bem-estar geral dos colaboradores.
Entre as ações para promover o bem-estar dos funcionários podem ser implementadas palestras motivacionais, um canal de comunicação único com o RH para tratar de questões mentais, mais abertura para dialogar sobre isso com líderes, além do oferecimento de benefícios por parte da empresa como sessões de terapia gratuitas.