Como melhorar a experiência de compra em sua loja de canecas personalizadas?

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A experiência de compra dos clientes em uma loja de personalizar caneca online são as percepções dos consumidores ao terem contato com a loja, durante a pesquisa pelos produtos necessários, até a compra efetuada e o atendimento pós-venda.

Toda essa jornada de compra passa uma determinada impressão aos clientes, que podem voltar a comprar de sua loja de canecas personalizadas e indicar sua loja para conhecidos e familiares, caso a experiência tenha sido positiva. 

Com isso, dá para ter uma ideia da importância da experiência de compra dos clientes em sua loja virtual. Portanto, sua loja precisa oferecer uma jornada agradável, diferenciada e positiva. Dessa forma, as chances de fidelização dos clientes, além das indicações de sua loja para terceiros serão mais altas.

Por isso, aprenda como melhorar a experiência de compra dos clientes em sua loja de canecas personalizadas.

1. Mantenha um site responsivo

Segundo dados da CNDL, 7 a cada 10 clientes compram online pelo smartphone. Por isso, você precisa investir em um site responsivo, que é adaptado tanto para computadores quanto para celulares.

A tendência de compras online pelos celulares só aumenta a cada ano. Por isso, você precisa investir em um site com layout responsivo.

Os sites que não funcionam bem em celulares ou tablets, podem fazer com que seus potenciais clientes desistam das compras no meio do processo ou até decidam comprar na concorrência.

Dessa forma, verifique se o seu site é responsivo. Se você tem sua loja virtual em uma plataforma de marketplace, vale checar se a empresa tem essa funcionalidade disponível para habilitá-la.

Caso você tenha um site próprio, procure um profissional para fazer o site se adaptar à navegação em telas menores, como smartphones e tablets.

2. Cuidado com o tempo de carregamento do site

Além de ter um site responsivo para telas menores, você precisa ter um site com pouco tempo de carregamento. Um tempo de carregamento maior pode fazer com que os potenciais clientes desistam da compra ou comprem com a concorrência.

Cerca de 53% dos consumidores de compras online abandonam um site quando ele demora mais de 3 segundo para o carregamento, segundo um levantamento do Google.

Ainda mais, muito demora no carregamento em celulares pode causar uma penalização para seu site pelo Google. Dessa forma, seu site não aparecerá na primeira página de resultados.

Ou seja, sua loja virtual de canecas personalizadas perderá boas posições no Google, diminuindo as chances de serem encontradas pelos potenciais clientes por meio do buscador.

3. Fique atento à segurança do site

Outro fator muito importante que influencia na experiência de compra dos clientes é a segurança oferecida por seu site.

Você precisa ter certificados e selos de segurança, além de adotar medidas para deixar os clientes mais seguros ao fornecer dados pessoais na hora da compra, como na utilização de um cartão de crédito.

Comprar de forma online sempre gera insegurança, ainda mais quando se trata de uma loja pequena. Dessa forma, é indispensável ter certificados de segurança com protocolos SSL.

Ainda mais, não faça redirecionamentos para páginas fora de seu site em links. Isso pode deixar os potenciais clientes confusos e inseguros, com medo de finalizar a compra.

4. Tenha conteúdo exclusivo para sua loja virtual

Outro fator que interfere muito na experiência de compra dos clientes é ter um blog na loja virtual com artigos otimizados com SEO. Dessa forma, seu site também ficará bem ranqueado no Google.

Você pode investir em artigos para produzir conteúdo de relevância, únicos, informativos e educativos para seus potenciais clientes. Quando se trata de uma loja de canecas personalizadas, existem vários temas a serem explorados, como endomarketing, dicas de presentes, as vantagens de utilizar canecas personalizadas e muito mais.

Um blog ajudará seu site a ser encontrado mais facilmente através do Google. Dessa forma, sua marca será prestigiada, terá confiabilidade e conexão com seus potenciais clientes, apenas por oferecer conteúdo gratuito de qualidade.

Isso pode melhorar a experiência de compra de potenciais clientes, por acharem artigos valiosos que ajudam a tomar a decisão de comprar com sua empresa, já que ela é experiente no segmento. Além disso, conteúdo de qualidade só surpreende os clientes, porque é um diferencial.

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