Marketing de atração: saiba como conquistar mais clientes

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O comportamento dos consumidores passou por diversas mudanças nos últimos tempos e isso exige que as empresas também modifiquem a maneira de fazer divulgação. O marketing de atração pode ser um jeito inovador de aumentar as vendas e conquistar clientes.

Um marketing eficiente é um diferencial para que os produtos e serviços cheguem ao público, chamando sua atenção. Mas, e se o inverso acontecesse, fazendo com que a comunicação proporcione que o consumidor encontre a empresa?

Isso pode acontecer graças às ações de inbound marketing, em português, marketing de atração, que quando colocadas em prática de forma adequada geram excelentes resultados.

O que é marketing de atração?

O objetivo desta metodologia é atrair os clientes ao invés de ir atrás deles como era feito no marketing tradicional.

Os profissionais podem substituir as ligações de telemarketing, panfletagem e outros meios tradicionais por diálogos não invasivos. 

Sendo assim, ao invés de ficar exibindo o produto ou serviço o tempo todo para o lead (potencial cliente), você consegue que de modo voluntário a pessoa procure a empresa.

Esse tipo de marketing está muito presente no dia a dia das pessoas sem que elas percebam. Peças de e-mail, postagens em blogs e redes sociais, anúncios em sites e mecanismos de busca são alguns dos mecanismos que podem ser usados para isso.

A relevância do marketing de atração e o que está por trás do conceito

Os consumidores estão cansados de propagandas invasivas e excesso de informações inconvenientes. Considerando este fato, o marketing de atração pode ser uma excelente solução para ajudar nas vendas.

O setor de vendas é considerado o cérebro dos negócios, ou seja, não adianta ter produtos de qualidade e não saber vendê-los. Isto posto, ter um marketing estruturado é o jeito de oferecer o que a empresa tem de melhor para muitas pessoas.

Para a empresa ganhar mais atenção, melhorando a confiança e a comunicação com os clientes, é necessário colocar em prática as estratégias de marketing de atração. 

Os ganhos proporcionados são para ambas as partes envolvidas em uma relação comercial, sendo que o consumidor passa a se relacionar com uma empresa na qual confia e a marca pode fortalecer sua presença no mercado.

Para isso, a metodologia é dividida em quatro etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento (venda);
  • Encantamento.

A primeira etapa envolve atrair o público para o site da sua empresa. Para conseguir isso é necessário criar posts no blog e materiais interessantes. É neste momento da jornada de compra que os leads descobrem que tem um problema ou necessidade.

Na segunda etapa, a conversão visa conseguir o contato do usuário para transformá-lo em um lead

Isso pode ser feito por meio materiais que educam ao mesmo tempo que instigam a curiosidade das pessoas e devem ser mais profundos, sendo oferecidos em troca de informações importantes para a qualificação do lead.

A terceira etapa é a do fechamento, quando o lead já sabe que tem uma necessidade, já foi educado e vai fazer um comparativo antes da compra. As empresas podem oferecer gráficos comparativos, testes e recursos que ajudam os leads a tomarem uma decisão.

Após o fechamento, ou seja, da venda, as empresas precisam encantar e fidelizar os seus clientes e torná-los promotores espontâneos da marca. 

Investir no envio de e-mails com dicas sobre como utilizar os produtos e pesquisas de satisfação são maneiras de obter bons resultados na etapa de encantamento.

Vantagens do marketing de atração

Após entender o conceito e a sua relevância, conhecer as vantagens é outro ponto interessante. São os principais benefícios:

  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • Educa os leads;
  • Reduz os custos;
  • Possibilita uma publicidade mais contextualizada;
  • Traz resultados mensuráveis;
  • Ajuda na construção de autoridade para a marca.

Com vários benefícios interessantes, os investimentos em marketing de atração podem ser o modo de aumentar as vendas e fortalecer a imagem da empresa no mercado.

Quais as melhores estratégias para o marketing de atração?

Para colocar o inbound marketing em práticas, há várias estratégias que podem ajudar, por exemplo:

Técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ajuda os consumidores a encontrarem a sua empresa na internet por meio de termos específicos e uma melhor organização das páginas. 

Isso ocorre porque as pesquisas por meio de palavras-chave e outras práticas de SEO ajudam no ranqueamento das páginas.

Aposte no poder dos blogs

Criar um blog corporativo é uma maneira dos usuários encontrarem a sua empresa na internet. 

Os conteúdos relevantes do blog podem ajudar no início de um bom e valioso relacionamento, bem como impactam na visibilidade do negócio.

Ofereça materiais de qualidade

Criar landing pages e oferecer download de materiais ricos como ebooks, infográficos, templates, entre outros, é fundamental para qualificar e evoluir o lead na jornada de compra.

Esse processo pode ser feito em troca de informações de contato e assim a conversão acontece.

Envio de newsletter, uso de CTA (Call to Action), e-mail marketing, entre outras estratégias também podem ser utilizadas para potencializar o marketing de atração.

Portanto, os investimentos em marketing de atração é uma maneira da empresa conquistar novos clientes, se tornar uma referência no mercado e obter excelentes resultados.

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