Como atender bem um cliente

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O atendimento ao cliente é essencial para ter um bom relacionamento e manter o cliente perto da empresa, o que irá gerar mais lucros no futuro.

O que muitas pessoas não sabem, é que o atendimento ao cliente começa logo no primeiro contato, no pré venda, onde o produto ou serviço é apresentado ao cliente e, é nesse momento, que promessas são feitas.

Se você quer melhorar o atendimento ao cliente, está no lugar certo, pois ao longo desse conteúdo vamos trazer diversas dicas e ideias que você irá aplicar na sua empresa e ver os resultados acontecerem em primeira mão.

Se interessou? Então não deixe para depois e descubra agora mesmo como fazer seu cliente se sentir em casa na sua empresa. 

Por que o atendimento ao cliente é importante

O atendimento ao cliente é importante, pois, como já foi dito na introdução do conteúdo, ele irá fazer o cliente se manter próximo da empresa.

Mas, se o atendimento for de má qualidade, o cliente irá se afastar e nunca mais voltará a utilizar os serviços ou produtos que sua empresa oferecer.

A verdade é que a grande maioria das pessoas se preocupa apenas com o pré-venda, pois é aqui que o cliente resolve aderir aos produtos da empresa pela primeira vez.

Mas, é preciso lembrar que manter o cliente na empresa é ainda mais importante que adquirir novos clientes, portanto, é preciso dar a devida atenção ao atendimento pós venda.

No tópico abaixo você irá saber como se portar em cada um dos atendimentos e fazer seu cliente confiar ainda mais no seu negócio.

Atendimento ao cliente na pré venda

O atendimento pré venda se dá antes do cliente adquirir qualquer tipo de produto da empresa, ou seja:

  • Páginas de vendas
  • Vendas por telefone
  • E-mail marketing
  • Venda de porta em porta

Tudo isso está relacionado ao atendimento na pré-venda e aqui os esforços são para o cliente aderir ao produto ou serviço.

Digamos que fez uma ligação para a central de vendas da SKY e para saber como funciona o plano Sky Tv pacotes 2 pontos. Logo o vendedor irá mostrar todos os benefícios de cada pacote e encontrar uma oferta que atenda às suas necessidades.

Esse é o pré venda, portanto o investimento aqui se dá em técnicas de vendas.

Atendimento ao cliente na pós venda

O atendimento na pós venda é quando o cliente já adquiriu a um produto ou serviço e necessita de:

  • Instalação
  • Manutenção
  • Receber o produto

Esses itens estão relacionados a pós-venda e é onde muitas empresas acabam deixando a desejar uma vez que já receberam o pagamento.

Outro fator importante e que pode ser um diferencial, por que não enviar cartões com frases de amor dentro do pacote ou qualquer outro tipo de brinde para ser único? Sempre vale muito a pena e esta se tornando cada vez mais normal.

Como manter o atendimento ao cliente de forma excelente

Para que seu cliente fique satisfeito com o seu produto/serviço, você irá precisar ter bons canais de comunicação para resolver qualquer tipo de problema que possa surgir.

Para isso você pode utilizar e-mail, whatsapp, telefone ou redes sociais. Mas, é importante lembrar que o tempo de resposta deve ser curto.

Quanto maior o tempo de resposta, maiores são as chances do cliente ficar insatisfeito e, até mesmo, desistir do produto, portanto busque capacitar sua equipe e investir em tecnologias como um sistema PDV, de modo que os clientes sejam atendidos com agilidade e sempre voltem a comprar de você.

Uma boa dica é ter uma equipe de prontidão para resolver questões de:

  • Logística
  • Defeitos
  • Trocas
  • Manutenção

E, vale lembrar, você não precisa investir em uma grande estrutura inicialmente. Apenas tenha à disposição pessoas suficientes para atender sua real demanda.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo o que precisa a respeito do assunto e, certamente, já está pensando nas melhorias que irá fazer no setor de atendimento ao cliente, lembre-se de continuar nos acompanhando.

Estamos sempre trazendo novidades e dicas sobre o assunto que, sem dúvida, você não vai querer perder.

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