Erros para não cometer em sua loja virtual
Erros para não cometer em sua loja virtual
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Você tem uma loja virtual e as vendas caíram ou simplesmente não crescem mais? Isso pode ser consequência de alguns erros em estratégias de marketing digital.
Hoje em dia, os consumidores estão procurando mais do que apenas comprar pela internet. A experiência durante a compra e no pós-compra também é importante, em requisitos como atendimento, facilidade de pagamento, credibilidade da loja virtual, reputação boa e muito mais.
Além disso, esses fatores também interferem na fidelização dos clientes. Se a experiência de compra em sua loja virtual tiver alguma falha ou problema, é muito fácil perder clientes para a concorrência.
Aliás, os muitos concorrentes também interferem no desempenho de sua loja virtual. Eles podem ter estratégias de marketing digital bem elaboradas e aplicadas. Dessa maneira, seus consumidores irão preferir a concorrência. Por isso, conheça alguns erros para não cometer em sua loja virtual.
- Não investir em Google Ads
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. Através dele, você pode ter anúncios de sua loja virtual em forma de links patrocinados, direto nos resultados de busca do Google. Além disso, também é possível ter anúncios em sites, blogs, vídeos e até aplicativos parceiros do Google.
Investir no Google Ads é uma aposta certeira, já que você pode delimitar o quanto pode investir nos anúncios. Ou seja, você terá 100% controle do seu orçamento investido. No entanto, se você não tiver tempo para aprender a anunciar no Google Ads, uma boa aposta é contratar Google Adwords.
Ou seja, é contratar uma consultoria ou agência com especialistas em Google Ads para executarem todo o trabalho por você.
- Não cuidar da experiência do cliente
Conforme já dito no início do artigo, não basta apenas colocar seus produtos para vender em sua loja virtual. Os produtos não se vendem sozinhos. Isso porque o mercado virtual está cada vez mais competitivo.
Por isso, é necessário investir em um ótimo atendimento ao cliente, facilitação das compras, muitos métodos de pagamento disponíveis, variados canais de atendimento e muitos mais.
Não adianta se preocupar apenas em cadastrar os produtos com fotos de qualidade e informações. Ter todo um sistema voltado para melhorar a experiência de compra dos clientes é muito importante também.
- Não fazer uma pesquisa sobre o público-alvo
Outro erro muito comum que você pode cometer é não saber qual é seu público-alvo. Sem essa informação, as informações sobre seus produtos, a forma de atendimento, seus anúncios e até o posicionamento de sua loja virtual podem estar errados.
Você precisa conhecer seu público-alvo para criar anúncios de credibilidade, eficácia e qualidade, por exemplo. Na hora de colocar um anúncio do Google Ads no ar, por exemplo, você precisará delimitar alguns quesitos sobre região, idade e sexo do seu público-alvo.
Dessa forma, você precisa saber quais são as características de seu público-alvo para elaborar e aplicar estratégias de marketing digital eficazes.
- Não ter redes sociais da loja virtual
Um erro atrelado à falta de conhecimento do seu público-alvo, é não saber quais são as redes sociais que tais consumidores utilizam. Apenas com essas informações você poderá criar perfis em redes sociais para ter um SAC 2.0.
Um SAC 2.0 é o atendimento realizado pelas empresas através de redes sociais, que podem ser em mensagens privadas ou até comentários. Dessa forma, você precisa estar ativo nas redes sociais em que seu público-alvo está.
Além disso, você precisa postar frequentemente nessas redes sociais. É necessário fazer um calendário editorial com uma programação das postagens mensais. Além de ter posts de produtos e promoções, também faça postagens de conteúdo de qualidade para seus seguidores.
Isso significa postar curiosidades, modos de usar os produtos, bastidores de sua loja virtual, novidades sobre o segmento, datas comemorativas relevantes e muito mais.
Vale lembrar que os consumidores estão nas redes sociais em busca de entretenimento, mesmo que grande parcela também interaja com redes sociais comerciais. Portanto, é necessário investir em conteúdo de qualidade para atrair mais clientes, além de efetivar vendas e aumentar a lucratividade.
Atualmente, as redes sociais mais populares, como Instagram e Facebook, possuem a facilidade de criar perfis comerciais. Desse modo, fica mais fácil administrar suas redes sociais e ter mais canais de comunicação para estreitar os laços com seus clientes.