Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho

  • 19

É responsabilidade do seu empregador fornecer a você um local de trabalho seguro e saudável, mas você deve ter algumas habilidades básicas para ajudar a se proteger. Os trabalhadores devem aderir estritamente e comunicar abertamente sobre as práticas de segurança de sua organização. Ao identificar comportamentos e condições inseguras, você contribui para a segurança geral de seus colegas de trabalho. E deve falar com o responsável o quanto antes, o contratante deve seguir a norma de apreciação de riscos nr12 para garantir a segurança dos trabalhadores e normalizar a máquina operada na indústria/ fábrica.

Veja algumas dicas de como se manter seguro operando máquinas

Máquinas e ferramentas:  O uso de ferramentas ou máquinas pesadas requer treinamento sobre o uso correto, tomando precauções, por mais tentadores que sejam. Por exemplo, use o martelo certo para o trabalho. Sempre use óculos de segurança ao redor do equipamento elétrico. E se você estiver dirigindo uma empilhadeira? Siga os procedimentos de segurança ao pé da letra, mesmo que tenha pouco tempo.

Não se sobrecarregue:  As costas e pescoço sofrem com posturas que as desalinham, principalmente durante tarefas repetitivas. Trabalhadores de mesa: mantenha os ombros alinhados com os quadris para ajudar a prevenir problemas nas costas. Se o seu trabalho exige que você pegue e carregue cargas pesadas, mantenha as costas retas e deixe suas pernas fazerem o levantamento; forma correta protege sua coluna saudável. Nunca torça enquanto tenta levantar uma carga pesada. Se estiver muito pesado, peça ajuda.

Esteja Alerta e Consciente:  Para se manter seguro no trabalho, conheça o ambiente ao seu redor e familiarize-se com os perigos específicos do seu trabalho. Esteja ciente do maquinário e dos perigos potenciais que ele representa. Conhecer o ambiente e os possíveis riscos diminuirá significativamente sua chance de se machucar no trabalho.

Faça das pausas regulares um hábito:  Estar muito cansado leva a erros que levam a lesões; preveni-los fazendo pausas regulares. É difícil ficar alerta durante tarefas repetitivas, mas é crucial fazê-lo. Uma dica a considerar: agende os trabalhos mais potencialmente perigosos quando estiver descansado, como na chegada da manhã ou logo após um intervalo.

Relatar Condições Perigosas:  A peça de comunicação é fundamental para a segurança do trabalho. Se você vir algo que parece inseguro ou arriscado ou vir alguém fazendo algo inseguro ou arriscado, denuncie. As empresas têm a obrigação legal de fornecer ambientes de trabalho seguros. 

Equipamento de Proteção Individual: Use tampões de ouvido para evitar perda auditiva em ambientes ruidosos. Coloque esses óculos para proteger seus olhos de possíveis detritos voadores. E use um respirador para manter o ar que você respira seguro. Aproveite sempre os equipamentos de proteção individual.

Essas dicas servem para qualquer ambiente de trabalho, cuja especificação de ramo industrial (pião), todos devem seguir as normas de segurança da empresa, e se puder siga dicas como essas listadas a cima para evirar acidentes ou danos a sua saúde física e mental. Há muitas empresas que seguem o cronograma de segurança no trabalho e infelizmente não são todas, por isso quando for operar máquinas na indústria estejam cientes de analise durante o funcionamento, assim você poderá alertar o responsável a seguir as normas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *