Veja sete estratégias de retenção de clientes para manter seus clientes voltando

Veja sete estratégias de retenção de clientes para manter seus clientes voltando

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Pronto para aproveitar esses benefícios incríveis? Confira estas sete estratégias de retenção de clientes que farão com que seus clientes voltem para mais:

1. Responda às perguntas e reclamações dos clientes

Seus clientes têm poder e, se você quiser encantá-los, deve monitorar os canais pelos quais eles falam sobre suas experiências. Esses canais incluem:

  • Mídia social
  • Plataformas de revisão
  • Seu site
  • Funcionários

Ao notar uma dúvida ou reclamação, responda rapidamente para mostrar ao seu cliente o quanto você se importa com a experiência dele. Mas certifique-se de personalizar suas respostas para o indivíduo, referir-se a ele pelo nome pode ajudar bastante.

2. Personalize suas interações

Com tantas marcas competindo pela atenção de seus clientes, a personalização ajuda sua empresa a se destacar. Essa tática mostra a seus clientes o quanto você os valoriza e os incentiva a ficar por perto.

A personalização pode incluir algo tão simples como uma resposta personalizada nas redes sociais ou uma saudação por e-mail , mas você também pode ir mais fundo.

Por exemplo, você pode personalizar a própria oferta. A Function of Beauty fornece produtos de cuidados com os cabelos projetados para atender às necessidades específicas dos clientes, que eles comunicam por meio de um questionário online. Através deste quiz, os clientes podem até personalizar suas garrafas.

Você também pode personalizar a experiência de seus clientes com sua marca por meio de recomendações de produtos individualizadas com base em seu histórico de compras. Essa abordagem está se tornando mais crítica, pois 63% dos compradores esperam isso das marcas.

3. Envolva-se no marketing de causa

Sua empresa impacta o mundo ao seu redor e, cada vez mais, seus clientes querem ver que você reconhece e se preocupa com esse impacto. Envolver-se nas melhores práticas em áreas como:

  • Produção ética
  • Feira comercial
  • Práticas sustentáveis
  • Produção sem crueldade
  • E mais

As pessoas apreciarão que sua marca se esforça ativamente para melhorar seu impacto global. Além disso, uma paixão compartilhada por uma causa pode estabelecer um relacionamento duradouro entre você e seus clientes.

Mas com qualquer estratégia relacionada a causas que você empregar, você deve permanecer autêntico. Faça suas escolhas com sinceridade, seus clientes perceberão se você não fizer isso!

4. Aproveite as ideias dos clientes

Outra maneira de construir relacionamentos e manter seus clientes por perto é pedindo suas ideias e republicando conteúdo gerado pelo usuário (UGC).

Ao usar essa estratégia, você mostra aos seus clientes o quanto valoriza as opiniões deles e coleta novas ideias para o seu negócio diretamente do cliente. Além disso, seu envolvimento ativo os mantém mais engajados pessoalmente com sua empresa.

A LEGO aproveitou bem essa estratégia com seu programa LEGO Ideas. Por meio desse programa, a LEGO incentiva seus fãs a gerar designs criativos, que a LEGO às vezes usará para lançamentos futuros.

Considere como seria emocionante ver a LEGO usar sua ideia em um produto futuro. Só faria sentido que esses designers sortudos se sentissem mais ligados à marca e permanecessem mais leais.

5. Promover a exclusividade inclusiva

Você também pode aumentar a retenção de clientes fazendo com que seus clientes se sintam parte de algo excepcional.

Quando as pessoas se orgulham de fazer parte de uma comunidade de marca significativa , elas se preocupam em permanecer leais à sua marca.

Por exemplo, a Fabletics usa um programa VIP para atrair novos clientes para seu site e prioriza a retenção desde o início. O programa parece exclusivo, mas está disponível para qualquer pessoa que visite o site e se inscreva – um exemplo perfeito de exclusividade inclusiva.

6. Dê suporte pós-compra aos seus clientes

Depois que seu cliente comprar seu produto, continue apoiando-o. Ajude-os a reconhecer o valor que seu produto oferece e responda proativamente a quaisquer dúvidas que possam ter.

Se o seu produto for mais complexo, você pode fornecer demonstrações e tutoriais do produto.

Se você oferecer algo mais simples, ainda poderá fornecer suporte após a compra. Você pode enviar e-mails sobre tópicos relacionados ou pode oferecer aos seus clientes ideias exclusivas para usar seu produto além da abordagem convencional.

Bluehost faz um ótimo trabalho com comunicações pós-compra. O provedor de hospedagem na web envia e-mails aos clientes sobre tópicos que os ajudam a gerenciar melhor seu site. Os e-mails fornecem informações complementares que capacitam os clientes a usar o serviço da Bluehost de forma mais eficaz.

7. Mantenha sua oferta atualizada

Para manter seus clientes por perto em sua assistência técnica celular, você precisa fornecer valor contínuo. Embora o suporte pós-compra e as comunidades de marca possam fornecer isso de algumas maneiras, você também pode criar mais valor lançando produtos novos ou de edição limitada.

Em vez de fazer a compra de uma só vez, encontre maneiras de manter sua oferta atualizada e em destaque para os clientes existentes.

Crumbl Cookies faz um ótimo trabalho com essa estratégia sem reinventar completamente a roda. Eles oferecem cookies e não expandem muito seu catálogo. Mas eles fornecem uma seleção única de sabores toda semana para manter seus clientes animados e voltando para mais.

O frescor traz emoção e evita que sua oferta se torne obsoleta (sem trocadilhos). Claro, as pessoas sempre vão querer ótimos biscoitos, mas elas ficaram empolgadas em comprar um novo lote da mesma empresa toda semana? Com o programa de retenção de clientes da Crumbl, eles vão!

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