Por que usar texto alternativo?

Por que usar texto alternativo?
- 116
O objetivo de uma tag alt é transmitir o conteúdo de uma imagem. Por exemplo, se você for uma empresa de reparos domésticos, poderá usar uma foto de uma casa danificada em algum lugar do seu site.
Uma possível tag alt para essa imagem diria algo como “casa danificada por árvore caída”.
Quais são os benefícios de usar tags alt?
O uso de atributos alt para suas imagens traz várias vantagens. Em particular, três benefícios fazem com que valha a pena incorporar tags alt nas imagens do seu site.
Aqui estão três maneiras pelas quais as tags alt podem beneficiar seu negócio!
1. Classificações aprimoradas
Uma das vantagens mais significativas de usar alt tags é que elas podem melhorar seus rankings de busca no Google . A razão tem a ver com a forma como o Google classifica as páginas. Para o Google classificar uma página, ele a rastreia e a adiciona ao seu índice de pesquisa.
Quando os spiders do Google rastreiam uma página, eles estão basicamente escaneando a página para entender o contexto. A digitalização de imagens, por outro lado, é completamente diferente. Os rastreadores do Google não podem ler imagens, o que significa que as fotos em seu site não contribuirão para sua classificação. Mas quando você usa alt tags, tudo isso muda.
A imagem agora tem um texto descritivo anexado a ela, o que significa que o Google pode ver do que se trata e incluí-la em seus rankings.
2. Imagens do Google
Outra maneira pela qual o texto alternativo das imagens pode beneficiar você é ajudando suas imagens a aparecerem no Imagens do Google . O Google Images opera extraindo imagens de sites em seu índice. No entanto, como está puxando essas imagens em resposta a uma consulta de pesquisa específica, ele precisa saber o que as imagens representam.
Se você tiver uma imagem não otimizada em seu site, o Google pode não ter como saber o que ela mostra. Como resultado, ele não aparecerá em nenhum resultado do Google Image. Mas se você der à sua imagem a tag alt “troféu de ouro genérico”, o Google agora sabe que sua imagem mostra um troféu.
Assim, quando alguém busca por “troféu de ouro” no Google Imagens, há uma chance de sua imagem aparecer, levando as pessoas ao seu site.
3. Acessibilidade da imagem
A grande vantagem final dos atributos alt é que eles podem ajudar na acessibilidade do seu site. A acessibilidade da imagem é algo que muitas empresas negligenciam em implementar e pode fazer muito para melhorar a eficácia geral do seu marketing. Muitos usuários com deficiência visual usam leitores de tela para interagir com uma página da web.
Como os algoritmos do Google, porém, o leitor de tela não pode ler em voz alta o conteúdo de uma imagem: a menos que você use uma tag alt. Isso ajuda os usuários a entender o que está na página. A acessibilidade da imagem não é apenas uma cortesia básica para seus clientes com deficiência visual, mas também uma maneira de deixar os usuários mais felizes e inspirar maior fidelidade à sua marca, permitindo que você gere mais conversões.