O monopólio do Instagram está acabando?

  • 105

Não é novidade que o Instagram anda passando certas dificuldades e que o mercado está cada vez mais concorrido, mesmo para a gigantesca Meta (proprietária do facebook, whatsapp e instagram). Basta olhar nas ações da própria empresa, onde, no seu pico histórico tiveram suas ações avaliadas em R$68,33 e onde as ações podem ser encontradas por R$35,00. Mas, afinal, o que aconteceu?

Com o desinteresse cada vez maior referente a primeira empresa criada pelo Mark Zuckerberg que foi o facebook, basicamente o número de usuários está cada vez menor na rede social.

Hoje, com seus próprios olhos você pode analisar e perceber que o facebook está cada vez mais abandonado, onde apenas as pessoas de terceira idade ainda usam para marketplace, para fofocar em grupos e ver notícias fakes. E isso não é achismo ou opinião pessoal e sim estatística, dita pelo próprio CEO da empresa.

E, com o desinteresse cada vez maior no facebook, o mesmo criou sua segunda rede social chamada Instagram. Se você vive no planeta terra, provavelmente já ouviu falar do Instagram e o mesmo deve ter uma conta lá. Com o surgimento do instagram, os números da empresa despencaram, cada vez mais usuários estavam criando e conhecendo a rede social.

O número de downloads foram recordes em 2015 até 2020 (ficando em segundo colocado como maior aplicativo do mundo) para a alegria do CEO. 

Mas, em 2021 e 2022 a empresa começou a ter certos problemas, nas quais a principal era a concorrência. A cada ano que passa surgem novos aplicativos e com isso a concorrência cresce.

E eu nem estou falando de tiktok, google e youtube. Estou falando de todos os tipos de aplicativos possíveis, tais como: aplicativo para aumentar score, app de jogos como freefire, app de culinária, app de xadrez e tudo o que você imaginar.

Pois, como a cada ano que passa surgem novidades, o próprio instagram precisa se renovar para que os usuários se mantenham na rede social e para que não se distraiam em outros aplicativos.

Mas, será que o monopólio do instagram está acabando?

Logo abaixo, segue a lista dos aplicativos mais baixados do mundo em 2022

1-      Tiktok (também conhecida como rede vizinha) está em primeiro lugar com 175 milhões de downloads.

2-      Instagram (o instagram, apesar de todos os aplicativos que surgem ano após ano, tenta se manter no top 3).

3-      Facebook (mesmo com a queda gigantesca de usuários, o facebook se mantém no top 3 também).

4-      Whatsapp (a empresa também pertence a rede Meta e disputa diretamente com o Telegram para não sair do terceiro lugar).

Como podem ver, da lista dos top 4 a empresa meta é responsável pelos 3 aplicativos: Instagram, Facebook e Whatsapp.

A questão é, será que o monopólio do instagram está acabando devido a rede vizinha? A cada ano que passa o número de usuários no tiktok não para de crescer e tem assustado até mesmo a empresa meta que já tentou comprar a empresa concorrente  três vezes, e, nas três foi negada.

Com o medo, o instagram foi obrigado a praticamente copiar a metodologia do tiktok, criando o reels, que, basicamente é um ctrl c + ctrl v do próprio tik tok. Uma coisa é fato, a cada ano que passa os usuários querem algo mais rápido e prático e isso o tiktok domina com as trends e vídeos curtos de 30 segundos.

E na sua opinião, acredita que o monopólio do Instagram está chegando ao fim? Ou a empresa seguirá firme durante a próxima década no top 3? Deixe sua opinião aqui, me despedindo e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *