O Guia do Iniciante para E-mail Marketing Eficaz: Como Começar e Aumentar Sua Lista de Assinantes

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Agora que você determinou sua estratégia de e-mail, é hora de começar o primeiro passo no processo de iniciar seu programa: atrair assinantes.

Uma palavra de cautela

Antes de entrarmos nesta seção, é crucial que você saiba uma coisa muito importante sobre sua lista de e-mail:  você não deve adicionar ninguém a ela que não tenha concordado explicitamente em estar lá

Mesmo que não haja nenhuma lei exigindo a aceitação de e-mail, você descobrirá que uma grande maioria das plataformas de marketing por e-mail declara explicitamente que você  deve  adquirir permissão antes de adicionar alguém à sua lista. Algumas plataformas chegam a solicitar um duplo opt-in de novos assinantes, o que os faz verificar que se inscreveram intencionalmente em uma lista de e-mail.

Por que todo o alarido? É bem simples:  os consumidores não gostam de spam . Se alguém receber uma mensagem de uma lista na qual não se inscreveu explicitamente, poderá denunciá-la como spam. Um grande número de relatórios de spam não significa apenas que você está agravando seus assinantes: também o coloca em risco de ser expulso de sua plataforma de marketing por e-mail ou até mesmo de ter seu domínio na lista negra. (Isso significa que seus e-mails nunca chegarão a  nenhuma  caixa de entrada, mesmo se você tiver inscritos assinantes.)

Como atrair assinantes

Agora que temos tudo isso fora do caminho, vamos dar uma olhada em como você pode atrair assinantes para sua nova lista de e-mail. Não é tão simples como colocar uma caixa de “assinatura” em seu site, ou pedir às pessoas diretamente para se inscreverem – nem deveria ser.

A importância de várias opções de inscrição

Em vez de adicionar apenas um local ao seu site onde os visitantes podem se inscrever para receber suas mensagens de e-mail, você deve planejar adicionar vários. Na verdade, você deve tentar adicionar pelo menos uma opção para ativar o e-mail em  todas as páginas do seu site .

Há duas razões importantes para isso:

  •  Para aqueles que acessam pelo mecanismo de pesquisa, cada página do seu site tem o potencial de ser uma página de destino – e se você não tiver uma opção de inscrição lá, eles podem nunca saber que você enviou um e-mail
  •  Os visitantes do site tendem a navegar e pular em vez de ler as páginas de cima para baixo, portanto, ao adicionar vários locais, você garante que os visitantes vejam pelo menos um deles


Quantos você deve adicionar? Isso é contigo. É possível dobrar suas inscrições de e-mail aumentando seus locais de inscrição de 1 para 9. Embora isso possa parecer muito, se você estiver lendo um artigo em seu blog, não parecerá intrusivo (nem todos os locais naquela página).

Então, em vez de ler a lista abaixo e escolher apenas uma dessas ideias para o seu próprio site, você deve tentar várias delas. Você pode até tentar todos eles!

Chamada para ação de cabeçalho ou barra lateral

Um dos locais mais comuns para uma inscrição de e-mail é no cabeçalho de um site – a parte superior acima ou ao lado da navegação – ou como barra lateral à esquerda ou à direita do conteúdo da página. Estes são locais bastante típicos porque são  difíceis de perder .

Por exemplo,  o Help Scout  tem um link “inscrever-se” em seu cabeçalho:

Enquanto o WooThemes esconde um pequeno formulário de inscrição na  barra lateral do blog : 

O maior problema com esses locais é que eles não são tão visíveis para navegadores móveis quanto para desktops. Se o seu site for responsivo, você pode sacrificar a presença dessa frase de chamariz para implementar um menu recolhível ou ocultar uma barra lateral. Mesmo que seu site não seja compatível com dispositivos móveis, os navegadores móveis tendem a reduzir esses formulários e os visitantes estarão muito ocupados ampliando o conteúdo da página para identificá-los.

Isso lhe dá mais um motivo para implementar vários locais para opt-ins: os visitantes móveis não são tão propensos a usar essa opção, mesmo eles podem vê-la para começar.

Link do rodapé

Os rodapés do site – aqueles grandes blocos com links, informações de direitos autorais e ícones de mídia social na parte inferior de cada página – são um ótimo lugar para armazenar um link para sua página de inscrição de e-mail ou até mesmo um formulário de inscrição independente. Esse link pode não ser tão perceptível quanto outros locais, mas  se os visitantes já estiverem indo lá para procurar outra coisa , é bem provável que o encontrem.

Por exemplo, usamos um formulário de inscrição de campo único em nosso rodapé, que é exibido na parte inferior de cada página:

Formulários de pré ou pós-conteúdo

Digamos que alguém acabou de ler um conteúdo incrível em seu site. Se a próxima etapa do processo for “fazer com que eles leiam mais inscrevendo-se no e-mail”,  você deve adicionar uma chamada à ação de assinatura que aparece na parte inferior do conteúdo .

O Buffer faz isso adicionando um formulário de inscrição na parte inferior do  blog :

Dito isso, a pesquisa mostrou que  a maioria dos visitantes do site vê apenas algo entre 20 e 50% do seu conteúdo . Portanto, se você esperar até o final de cada página para solicitar uma assinatura, poderá estar perdendo. Para combater isso,  tente adicionar um formulário na parte superior do seu conteúdo ou talvez até na parte superior de uma barra lateral (se você usar uma).

Foi isso que nos motivou a adicionar esta caixinha no topo da página inicial do nosso blog:

Se você não produz muito conteúdo em seu site, ainda pode aproveitar esta opção: por que não tentar colocar uma caixa de “inscrever-se” na parte inferior de cada uma das descrições de seus produtos de comércio eletrônico ou em páginas que contenham informações sobre sua empresa de Engenharia Elétrica?

Pop-ups e pop-ins

Os pop-ups , antes desprezados pelos usuários da Internet como um método de publicidade irritante e intrusivo, voltaram de forma dramática. Na verdade, os pop-ups se tornaram um método padrão para coletar endereços de e-mail. Por que é isso?

Provavelmente tem algo a ver com o fato de que um pop-up é  impossível de ignorar . Claro, você pode fechá-lo imediatamente… mas quando você clicar nesse “x”, você provavelmente já escaneou o texto.

A Gap  faz isso com seu pop-up para economia de assinantes:

Existem algumas ferramentas que você pode usar para implementar pop-ups em seu site, incluindo:

  •  Construtor de Listas SumoMe
  •  Dominação pop-up
  •  Dreamgrow Scroll Triggered Box  (apenas para WordPress)
  •  Opt-In Monster  (apenas para WordPress)


Barras estáticas

Até agora, oferecemos várias opções que permitirão que você construa sua lista de assinantes… contanto que eles sejam notados. Às vezes você precisa adicionar uma opção que não pode ser ignorada – ou fechada – para realmente aumentar suas conversões.

Embora possa parecer inicialmente intrusivo, uma barra de chamada para ação estática é uma das melhores maneiras de sugerir sutilmente inscrições de e-mail. Como as barras aparecem na parte superior das páginas que você designa, são coloridas e ficam com os visitantes enquanto eles percorrem a página, elas são uma maneira fantástica de incentivar os opt-ins… especialmente porque  não são tão fáceis de ignorar !

As barras opt-in geralmente se parecem com isso:

Hello Bar  e  Smart Bar para SumoMe  são provavelmente as melhores ferramentas disponíveis para habilitar uma barra opt-in como essa, e são totalmente gratuitas.

Nas redes sociais

Se você já construiu seguidores nas mídias sociais, pode aproveitá-los para aumentar sua lista de e-mail com resultados às vezes surpreendentes. Seguidores que já investiram em seus negócios ou produtos  são muito mais propensos a se inscrever em seus e-mails do que aqueles que estão aprendendo sobre você agora…

Você pode adicionar apelos à ação para sua lista de e-mail em redes de mídia social na forma de uma postagem regular, como os Vigilantes do Peso fizeram em uma postagem em  sua página do Facebook :

Ou você pode  utilizar o cartão de geração de leads do Twitter para solicitar inscrições . Isso requer uma conta de publicidade no Twitter e algum investimento financeiro, mas se você estiver realmente comprometido em aumentar sua lista, isso pode fornecer um ROI fantástico.

Aqui está um  ótimo exemplo  encontrado pelo Campaign Monitor:

Locais de varejo

Você tem um ponto de venda ou loja física associada ao seu negócio? Nesse caso,  você sempre pode solicitar inscrições pessoalmente . Essa é outra maneira fantástica de aumentar sua lista de e-mail, especialmente se você estiver oferecendo algo em troca, como cupons ou produtos gratuitos.

A maneira como a maioria dos varejistas solicita inscrições por e-mail é coletando suas informações durante o processo de checkout. Você provavelmente já ouviu a pergunta antes: “posso ter seu endereço de e-mail para cupons?” Essa é uma estratégia muito boa, mas há outra maneira de fazer isso: deixar os clientes se inscreverem.

Você pode  montar um tablet em algum lugar da sua loja  que execute um aplicativo para coletar endereços de e-mail. Com um pouco de design personalizado, você pode criar uma tela de inscrição totalmente personalizada que explica os benefícios de receber e-mail e solicita que os compradores interessados ​​se inscrevam.

Aqui estão algumas opções para configurar algo assim:

  •  iCapture
  •  OnSpot Social  (somente para dispositivos iOS)
  •  Quiosque de inscrição  (somente para dispositivos iOS)
  •  Chimpadeedoo  (somente para usuários do MailChimp)


Outras ideias

De que outra forma você pode coletar endereços de e-mail para sua lista? O céu é o limite. Não tenha medo de pensar fora da caixa sobre isso , contanto que cada método que você tente exija um opt-in e conscientize os novos assinantes sobre o que eles estão realmente se inscrevendo.

Você pode adicionar CTAs de inscrição a locais especiais como:

  •  Dentro da sua assinatura de e-mail
  •  Em conteúdo como PDFs, e-books e whitepapers
  •  Páginas de destino


Você também pode promover sua lista em material impresso, como cartões de visita, folhetos e folhetos de feiras, mas lembre-se de que não será tão fácil quanto um único clique para levar as pessoas à sua página de inscrição. Se você estiver utilizando um URL impresso, convém usar um encurtador de URL para criar um endereço curto e personalizado que seja mais fácil de inserir.

Quanto tempo levará para obter assinantes?

A velocidade com que você adquire assinantes para sua lista depende de alguns fatores – ou seja, quão popular é seu site, quanto você promoveu a opção de receber e-mail e o valor percebido de suas mensagens.

Dependendo desses fatores, você pode ver as inscrições acontecerem rapidamente. Ou você pode estar esperando algumas semanas para ver o crescimento em sua lista e descobrir que novos assinantes estão chegando. De qualquer forma, você deve definir um ponto em que decide que sua lista é grande o suficiente para enviar para… o que nos leva para o processo de escrever seu primeiro e-mail.

Vamos passar para o conteúdo e design de e-mail e, em seguida, percorreremos o processo de saída de montar sua primeira mensagem de marketing por e-mail!

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