Medindo o desempenho de marketing: 4 etapas para o sucesso

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As campanhas de marketing dão muito trabalho. Você precisa planejar a estratégia para sua empresa de Motoboy de entregas rápidas e encontrar as ferramentas certas e implementar seu plano. É um processo contínuo que requer a criação de várias campanhas ao longo do tempo.

Sua equipe dedica tempo e recursos para tentar obter sucesso com suas campanhas.

Agora, imagine fazer todo esse trabalho e descobrir no final de sua campanha de meses que não conseguiu chegar mais perto de seu objetivo – ou mesmo que era contraproducente! Esse é o risco que as empresas correm quando ignoram a medição do desempenho de marketing. Sem medições objetivas, você não saberá o que está funcionando e o que não está.

Assim, você pode acabar desperdiçando tempo e recursos em uma campanha ineficaz.

Ao medir o desempenho de marketing, por outro lado, você receberá um aviso se precisar mudar de rumo. Se tudo estiver indo bem, você terá a confiança de que está no caminho certo. Mas como você mede o sucesso do seu marketing?

Neste post, discutiremos as métricas mais importantes para medir o desempenho de marketing e como medir os objetivos de marketing.

Para saber mais sobre como medir o desempenho de marketing, continue lendo!

1. Defina metas para suas campanhas de marketing

Antes de poder medir seu desempenho de marketing, você precisa definir metas, para que possa medir adequadamente seu progresso. Seus objetivos devem ser objetivos SMART . SMART significa:

  • Específico: Faça seus objetivos suficientemente detalhados.
  • Mensurável: inclua números específicos que você pode medir.
  • Atingível: Estabeleça metas que você pode alcançar razoavelmente.
  • Relevante: Assegure-se de que suas metas apoiem seus objetivos gerais de negócios.
  • Oportuna: estabeleça um prazo para completar suas metas.


Por exemplo, “ganhar novos leads ” não é uma meta SMART. Uma versão SMART desse objetivo seria algo como “aumentar o número de leads ganhos por mês para 100 até o final do trimestre”. Você pode querer atingir metas diferentes, dependendo da natureza do seu negócio e de seus objetivos de negócios mais amplos. Algumas metas que você pode querer definir incluem aumentar:

  • Conhecimento da marca : quão familiarizados os consumidores estão com sua marca e suas características.
  • Número de leads: o número de clientes em potencial que manifestaram interesse em seus produtos, serviços ou empresa.
  • Vendas: o número de vendas que você fecha ou a receita bruta dessas vendas.
  • Receita líquida: o valor da receita que sua empresa recebeu menos as despesas.
  • Aquisição de clientes : o número de novos clientes que você conquistou.
  • Engajamento : o grau em que os clientes interagem com sua marca e a qualidade dessas interações.
  • Fidelização do cliente : o quanto os clientes estão dispostos a fazer negócios repetidamente com sua empresa.


2. Escolha suas métricas de desempenho de marketing

Existem muitas  métricas que você pode usar para medir o desempenho de marketing. Essas métricas, ou indicadores- chave de desempenho , ajudam você a quantificar seu progresso em direção às suas metas. As métricas certas para acompanhar dependem de seus objetivos e das ferramentas que você tem disponível.

Algumas das métricas de desempenho de marketing mais úteis incluem:

  • Taxa de conversão: a taxa de conversão é a proporção de clientes que realizam uma ação específica desejada, como fazer uma compra ou se inscrever em uma lista de e-mail – o que você deseja que os usuários façam.
  • Custo por lead: essa métrica mede quanto custa obter um novo lead. Para calcular essas métricas, você deve levar em consideração o custo de publicidade, software e quaisquer outros elementos que contribuíram para ganhar a liderança.
  • Valor vitalício do cliente : essa métrica informa quanto um cliente vale para sua empresa. Primeiro, multiplique o valor médio de compra pela frequência média de compra para obter o valor do cliente. Em seguida, multiplique o valor do cliente pela quantidade média de tempo que um cliente permanece com sua empresa para obter o valor da vida útil do cliente.
  • Retorno do investimento (ROI) : Seu ROI é quanto você ganha em comparação com o valor que investe. Diz-lhe se os seus investimentos foram rentáveis ​​e por quanto. Você pode calcular o ROI dividindo seu lucro líquido pelo seu investimento total e multiplicando por 100.


3. Configure ferramentas de medição de desempenho de marketing

Um dos benefícios do marketing digital é que medir o desempenho do marketing é muito mais fácil do que com o marketing tradicional. Com os meios de marketing tradicionais, como outdoors ou anúncios em revistas, você não pode rastrear facilmente quem viu seu anúncio e se ele contribuiu para suas metas. A menos que você pergunte aos clientes que entram em sua loja, você nunca saberá se seus métodos tradicionais de marketing funcionaram.

No entanto, os esforços de marketing digital são baseados na Internet, para que você tenha acesso a informações precisas e detalhadas sobre o desempenho de suas campanhas. Aqui estão algumas das ferramentas que você pode usar para medir o desempenho da sua campanha de marketing.

Google Analytics

O Google Analytics (GA) é uma das ferramentas de medição de desempenho de marketing mais poderosas e a inscrição é gratuita. Sua empresa deve se inscrever no GA, mesmo se você também estiver usando outras ferramentas. Depois de adicionar o código de acompanhamento JavaScript necessário ao seu site, o GA acompanhará como os usuários interagem com seu site e anúncios.

Os principais tipos de interações do GA são:

  • Acessos à página:  sempre que uma determinada página é carregada.
  • Acertos de eventos:  sempre que os usuários realizam uma ação específica em uma página, como clicar em um botão.
  • Sucessos de comércio eletrônico:  toda vez que um visitante compra um produto.
  • Sucessos de interação social:  toda vez que um usuário clica em um widget de mídia social em seu site.


O GA permite definir  metas de marketing  relacionadas a quantos usuários visitam uma página específica, quantos visitantes realizam uma determinada ação e outros fatores. Usando o GA, você pode acessar relatórios sobre o desempenho do seu site e suas metas. Veja como é o relatório de visão geral de metas no GA.

O gráfico mostra o número de metas concluídas a cada dia. Abaixo do gráfico, você encontrará mais detalhes sobre as metas, incluindo o número total de conclusões, o número de conclusões para cada uma das quatro metas individualmente e a taxa de conversão da meta.

Google Search Console

Outra ferramenta valiosa do Google é o Google Search Console (GSC). Esta ferramenta gratuita é útil para acompanhar o desempenho de SEO do seu site. No GSC, você pode verificar se o Google rastreou e indexou seus sites, o que é necessário para aparecer nos resultados de pesquisa.

Você também pode ver dados sobre o desempenho do seu site na pesquisa, como:

  • O número total de impressões e cliques do seu site
  • A taxa média de cliques do seu site
  • A posição média do seu site nos resultados de pesquisa
  • Quais resultados de pesquisa incluem seu site


O GSC também fornece informações sobre outros elementos que influenciam suas classificações de pesquisa, como a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site, problemas de segurança e quais outros sites estão vinculados ao seu.

Outras ferramentas de análise de marketing

Há uma enorme variedade de outras ferramentas de análise de marketing disponíveis para você experimentar. Alguns se concentram em um determinado canal de marketing, como mídia social ou e-mail, e outros oferecem funcionalidades mais variadas. Aqui estão algumas de suas opções:

  • O Ahrefs oferece informações valiosas relacionadas ao SEO, incluindo informações sobre os perfis de backlinks e classificações de pesquisa do seu site e de seus concorrentes.
  • O SEMrush é útil para uma variedade de tarefas, desde monitorar o tráfego do site até rastrear o desempenho das mídias sociais.
  • O Crazy Egg fornece dados sobre como os usuários interagem com seu site, que você pode usar para otimização da taxa de conversão (CRO) .
  • O Adobe Analytics permite que você acompanhe as métricas e os dados do seu site em vários canais, como mecanismos de pesquisa e mídias sociais.
  • MarketingCloudFX é uma plataforma de marketing digital que permite gerenciar suas campanhas de marketing. Ele oferece várias funções, incluindo rastrear como os leads chegam ao seu site, medir os resultados de campanhas de e-mail e monitorar o desempenho do mecanismo de pesquisa.


4. Meça seu desempenho de marketing

Depois de ter suas metas de marketing , métricas e ferramentas prontas, comece a acompanhar suas métricas. Avalie seu progresso regularmente e faça ajustes em suas estratégias conforme necessário. Para alguns projetos, como campanhas publicitárias de pagamento por clique , você acompanhará o desempenho apenas durante a duração de sua campanha.

Outros esforços, como SEO , exigirão acompanhamento contínuo. Acompanhe as métricas relevantes para sua campanha e mantenha registros de seu progresso para que você possa fazer melhorias contínuas em suas estratégias. Com o tempo, esse processo ajudará você a expandir sua empresa e a atingir seus objetivos gerais de negócios.

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