História dos computadores: Meados dos anos 1800-1930: primeiros computadores mecânicos

História dos computadores: Meados dos anos 1800-1930: primeiros computadores mecânicos

  • 91

Os primeiros computadores foram projetados por Charles Babbage em meados de 1800, e às vezes são conhecidos coletivamente como os motores de Babbage. Estes incluem a Máquina Diferencial número um, a Máquina Analítica e a Máquina Diferencial número dois.

A Máquina Diferencial foi construída a partir de projetos de Charles Babbage.

Cronin

Esses primeiros computadores nunca foram concluídos durante a vida de Babbage, mas seus projetos completos foram preservados. Eventualmente, um foi construído em 2002.

Embora esses primeiros computadores mecânicos tenham pouca semelhança com os computadores em uso hoje, eles abriram o caminho para várias tecnologias que são usadas pelos computadores modernos ou foram fundamentais para seu desenvolvimento. Esses conceitos incluem a ideia de separar o armazenamento do processamento, a estrutura lógica dos computadores e a maneira como os dados e as instruções são inseridos e emitidos.

Z1 foi usado para fazer o Censo dos EUA em 1890.

Outros computadores mecânicos importantes são o Automatic Electrical Tabulating Machine – que foi usado no Censo dos EUA de 1890 para lidar com dados de mais de 62 milhões de americanos – e o primeiro computador binário: o Z1 de Konrad Zuse, desenvolvido em 1938 e precursor do o primeiro computador eletromecânico.

Década de 1930: Computadores eletromecânicos

Computadores eletromecânicos geralmente funcionavam com relés e/ou tubos de vácuo, que podiam ser usados como interruptores.

Alguns computadores eletromecânicos – como o Analisador Diferencial construído em 1930 – usavam componentes internos puramente mecânicos, mas empregavam motores elétricos para alimentá-los.

Esses primeiros computadores eletromecânicos eram analógicos ou digitais – como o Modelo K e a Calculadora de Números Complexos, ambos produzidos por George Stibitz.

Stibitz, aliás, também foi responsável pela primeira computação de acesso remoto , feita em uma conferência no Dartmouth College, em New Hampshire. Ele levou um teleimpressor para a conferência, deixando seu computador na cidade de Nova York, e então começou a resolver os problemas apresentados pela platéia. Ele então digitou os problemas no teclado de seu teleimpressor, que em seguida dava as respostas.

Z3 usou números de ponto flutuante que melhoraram a precisão dos cálculos.

Foi durante o desenvolvimento desses primeiros computadores eletromecânicos que muitas das tecnologias e conceitos ainda usados hoje foram desenvolvidos. O Z3, um descendente do Z1 desenvolvido por Konrad Zuse, foi um desses computadores pioneiros.

O Z3 usou números de ponto flutuante em cálculos e foi o primeiro computador digital controlado por programa.

Outros computadores eletromecânicos incluíam Bombes, que foram usados durante a Segunda Guerra Mundial para descriptografar códigos alemães.

Década de 1940: Computadores eletrônicos

Colossus — cujo nome era adequado para seu tamanho — foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial.

Os primeiros computadores eletrônicos foram desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo o mais antigo deles o Colossus. O Colossus foi desenvolvido para decifrar códigos secretos alemães durante a guerra.

Usava tubos de vácuo e fita de papel e podia realizar várias operações lógicas booleanas (por exemplo, verdadeiro/falso, sim/não).

Williams Tube usou RAM para seus cálculos.

Outro notável computador eletrônico inicial foi apelidado de “The Baby” (oficialmente conhecido como Manchester Small-Scale Experimental Machine). Embora o computador em si não fosse notável – foi o primeiro computador a usar o Williams Tube, um tipo de memória de acesso aleatório (RAM) que usava um tubo de raios catódicos.

Alguns computadores eletrônicos antigos usavam sistemas numéricos decimais (como o ENIAC e o Harvard Mark 1), enquanto outros – como o Atanasoff-Berry Computer e o Colossus Mark 2 – usavam sistemas binários. Com exceção do Computador Atanasoff-Berry, todos os principais modelos eram programáveis, seja por meio de cartões perfurados, cabos de conexão e switches, ou por meio de programas armazenados na memória. Confira mais informações sobre estas histórias em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *