Como ser sustentável no trabalho mesmo na quarentena?

  • 23

A pandemia da COVID-19 pegou toda a população mundial de surpresa e exigiu algumas mudanças de hábitos. No entanto, algumas consequências positivas resultaram na quarentena. Com mais tempo em casa, você deve ter se preocupado mais com o meio ambiente.

É possível que você tenha realizado reflexões profundas sobre si mesmo e sobre o mundo. Dessa forma, é possível adotar hábitos simples para ter uma quarentena mais sustentável, mesmo que as campanhas de vacinação estejam melhorando o cenário da pandemia.

São pequenos atos como escolher lojas mais conscientes ecologicamente para comprar ou economizar água, que causam menos impactos negativos no meio ambiente. A quarentena é um período ideal para isso, já que as pessoas estão mais tempo em casa.

Uma das formas de investimento barato para ser mais sustentável em casa é com a instalação de energia solar. Dessa forma, sua residência transformará energia solar em energia elétrica para alimentar todos os equipamentos eletrônicos de sua residência, além das lâmpadas e também aquecer a água do chuveiro. No entanto, se você está buscando por práticas mais simples, aprenda como ser sustentável na quarentena.

1. Faça reciclagem

O primeiro passo para se tornar mais sustentável em sua residência é reciclar o lixo de sua casa. Essa atividade faz muita diferença na preservação do meio ambiente, impedindo que a natureza e os aterros sanitários fiquem cheios de lixo.

Portanto, separe os sacos de lixo na hora de descartar resíduos. É importante envolver a família inteira nessa atividade, para que nada seja descartado incorretamente.

Se for possível, tenha lixeiras diferentes, com adesivos informativos ou sacos plásticos de cores diferentes. Separe os materiais de acordo com lixo orgânico ou reciclável. Você também pode ter outras atitudes sustentáveis como não jogar óleo usado na pia, utilizar sacolas biodegradáveis, reaproveitar latas de alumínio como utensílios, não usar papel sem necessidade e separar os diferentes tipos de plásticos.

2. Economize água

Para se tornar mais sustentável durante a quarentena, você precisa economizar água. Isso significa usar a água de forma consciente. Esse é um recurso escasso em muitas regiões do mundo.

Você também deve envolver sua família nessa ação sustentável. Todos os moradores de sua residência podem tomar banhos mais curtos e fechar o chuveiro na hora de ensaboar o corpo ou o cabelo. Também feche a torneira na hora de escovar os dentes.

Vale lembrar que você deve economizar água em todos os períodos do ano, não apenas em época de racionamento. Tenha consciência de não deixar torneiras ou chuveiro pingando, fiscalizar possíveis vazamentos e usar a descarga apenas em momentos necessários.

Na época de quarentena, o uso da água para lavar as mãos é muito importante. No entanto, há práticas que você pode colocar em ação para economizar água, como deixar a torneira fechada quando estiver ensaboando as mãos, por exemplo.

3. Aproveite bem a luz natural

O aquecimento solar é um fator muito decisivo na hora de ser mais sustentável. Você pode fazer bem ao meio ambiente e ainda economizar nas contas, tanto de água quanto de luz.

Caso você more em um condomínio que tem práticas sustentáveis, fica mais fácil efetuar mudanças em seu cotidiano junto com seus vizinhos. Dessa forma, o aproveitamento da luz natural também é um hábito importante para ser sustentável na quarentena.

Se você mora em um apartamento, pode instalar claraboias que permitam iluminação eficaz em todos os horários do dia e dão uma atmosfera mais charmosa para a sala ou a cozinha.

Você também pode investir em pintar sua casa com cores mais claras, que favorecem a luz natural. Também coloque móveis que são muito utilizados para trabalho, estudo ou leitura perto de janelas abertas. Você também pode colocar espelhos e vidros em sua casa, para dar uma ambientação mais minimalista e aproveitar o reflexo da luz solar.

Conclusão

Na quarentena, é difícil não ficar reflexivo em mais momentos em casa. Pode ser que um tópico tenha ganhado sua atenção, como preservar o meio ambiente. Dessa forma, você pode movimentar todos os familiares para adotarem hábitos mais sustentáveis na quarentena e mesmo depois dela.

Isso não traz benefícios apenas para o meio ambiente, mas para seu bolso também. Existe uma enorme economia nas contas de água e luz, por exemplo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *