Como reduzir a rotatividade de clientes?
Como reduzir a rotatividade de clientes?
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Vale a pena notar que algum churn pode ser natural para o seu negócio. Por exemplo, finja que você está oferecendo um aplicativo gratuito. À medida que os recursos do seu aplicativo se expandem e sua empresa cresce, você começa a oferecê-lo como um aplicativo pago. Seus clientes existentes podem se desligar, mas novos clientes dispostos a pagar por um aplicativo repleto de recursos se inscreverão.
No geral, é melhor reduzir as chances de seus clientes mudarem durante o ciclo de vida do cliente.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a reduzir sua taxa de churn:
1. Preste atenção aos seus melhores clientes
Nutrir seus clientes não deve terminar no momento em que eles fazem o check-out. Fornecer um excelente atendimento ao cliente após a conversão desses clientes em potencial ajudará você a manter clientes fiéis e recorrentes.
Fique em contato com esses clientes. Descubra se eles têm necessidades novas e não atendidas de seus produtos ou serviços. Dê a eles recompensas na forma de ofertas exclusivas ou brindes para evitar que eles girem.
2. Faça da análise de rotatividade de clientes uma prática contínua
Use o poder dos dados de clientes satisfeitos e insatisfeitos para prever quando os clientes estão à beira da desistência. Sua análise de seus clientes vai te ajudar a criar estratégias para evitar que eles saiam do seu negócio.
Por exemplo, digamos que você ofereça serviços de limpeza doméstica . Seus clientes fiéis estão usando seus serviços com menos frequência do que antes? Quando os clientes costumam desistir? É após um certo número de serviços aproveitados, ou após um certo período?
Para reduzir a rotatividade de clientes, é essencial adotar estratégias que fortaleçam o relacionamento e satisfação do cliente. Oferecer um atendimento personalizado, garantir a qualidade dos produtos ou serviços e manter uma comunicação transparente são passos fundamentais.
A busca por feedback constante pode proporcionar insights valiosos para aprimorar a experiência do cliente. Em setores como o de limpeza de sofá em Moema-SP, onde a concorrência é acirrada, investir em serviços de alta qualidade e divulgar os benefícios exclusivos pode ser um diferencial para fidelizar clientes.
A transparência nas práticas comerciais, aliada a um atendimento atencioso, contribui para construir uma base sólida de clientes satisfeitos, reduzindo, assim, a taxa de rotatividade.
3. Cuide de seus clientes
Comunique-se proativamente com seus clientes antes que eles entrem em contato com você para qualquer dúvida ou esclarecimento. Envie-lhes lembretes sobre os recursos do seu produto que eles não estão maximizando. Informe-os sobre as últimas ofertas que os beneficiam.
Deixe-os saber que o feedback deles é importante. Você sabia que 50% dos clientes saem naturalmente a cada cinco anos? Desses clientes, apenas 1 de 26 clientes insatisfeitos reclama, enquanto o restante sai. Incentive o feedback de seus clientes, para que você possa lidar com o que os está deixando insatisfeitos.
Por exemplo, um banco pode enviar um e-mail para seu cliente perguntando como foi sua última transação online. Diga a eles que o feedback deles é importante e forneça um link para um formulário de pesquisa. Por fim, assegure-lhes que suas respostas serão tratadas com confidencialidade.
4. Mantenha-se relevante e competitivo
As necessidades dos clientes evoluem. Seu produto pode estar atendendo às necessidades deles hoje, mas seu produto está preparado para o futuro? Verifique regularmente com seu cliente sobre o produto e serviço que ele usa e obtenha feedback sobre como você pode melhorar para melhor atendê-lo.
Se você fosse uma empresa de limpeza doméstica, poderia enviar regularmente aos clientes pesquisas de Net Promoter Score (NPS) todos os anos ou a cada seis meses. Você também pode enviar uma pesquisa de feedback pós-serviço para saber o que seus clientes gostaram sobre o serviço ou processo e o que eles acham que precisa ser melhorado. Também é importante monitorar seus concorrentes. Quais são os novos recursos que eles estão oferecendo? Quais são as perguntas que eles estão fazendo a seus clientes existentes para melhorar ainda mais seus produtos ou serviços?