Como criar uma estratégia de e-mail marketing opt-in

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O e-mail é uma das maneiras mais rápidas e econômicas de envolver os clientes existentes e gerar novos leads. É também um método popular para oferecer ofertas exclusivas e outros incentivos que aumentam a fidelidade e o envolvimento do cliente.

O desafio para muitas empresas, no entanto, é obter endereços de e-mail suficientes para transformar o e-mail em um canal de marketing lucrativo e de construção de marca.

Em um dia típico,  200 bilhões de e-mails são enviados  para consumidores e empresas em todo o mundo. Isso significa muitas caixas de entrada cheias, sem mencionar muitas mensagens que não são abertas. Por que, então, alguém se inscreveria para receber ainda mais e-mails da sua empresa de Criação de Sites em São Paulo?

A resposta a esta pergunta ajudará a definir o cenário para sua estratégia de marketing por e-mail opt-in. Continue lendo para obter dicas sobre como implementar uma estratégia de marketing por e-mail e comece a gerar novos leads e vendas.

Escolha uma plataforma confiável

Se você já usou e-mail apenas para comunicação pessoal (e não para fins de marketing), a primeira coisa que você precisa fazer é selecionar uma plataforma de marketing por e-mail confiável.

Quando você se comunica por e-mail, precisa pensar em com quem está falando, quando enviar e quais informações eles precisam. Já é bastante difícil fazer isso com uma pessoa, e escalá-lo para milhares de pessoas é praticamente impossível com a maioria dos provedores de e-mail.

Em vez disso, selecione uma plataforma de marketing por e-mail confiável que automatize o processo. Escolha uma plataforma que execute várias funções, incluindo:

  • Segmentação e segmentação
  • Acompanhamento e análise de campanhas
  • Personalização
  • Mensagens agendadas e resposta automática
  • Teste e otimização


Uma plataforma que faça todas essas coisas garantirá que sua lista esteja atualizada e que todos os destinatários recebam as ofertas mais persuasivas. Também economiza horas do seu valioso tempo para que você possa se concentrar em outras tarefas importantes.

Ofereça algo valioso

As pessoas recebem centenas de e-mails todos os dias, e muitas delas acham essa promoção constante irritante. Para atrair clientes em potencial, você precisa mostrar não apenas que não será irritante, mas que tem algo de valor a oferecer.

O que seus clientes em potencial receberão quando optarem pela sua lista de e-mail? Responda a esta pergunta e você terá sua primeira oferta irresistível.

Pode ser um brinde único, como um e-book gratuito ou acesso a um evento online gratuito. Pode ser um benefício contínuo, como descontos exclusivos ou acesso ilimitado à sua biblioteca de recursos. Seja o que for, apresente-o como algo que eles realmente vão querer ou precisar — ​​e disponibilizá-lo apenas para assinantes de e-mail — e você despertará o interesse de assinantes em potencial e de clientes em potencial.

Adote uma abordagem multicanal

Já passamos dos dias em que as pessoas esperavam até chegar em casa para checar seus e-mails. Alguns ainda estão usando desktops, mas também estão usando laptops, tablets e telefones celulares. Alguns estão fazendo login em um servidor online, enquanto outros os recebem diretamente em seus dispositivos. Lembre-se disso ao formatar seu convite opt-in inicial, juntamente com e-mails subsequentes para seus assinantes.

Concentre-se em particular no celular, pois alguns estudos mostram que as pessoas excluirão e-mails se não estiverem otimizados para suas telas. Mantenha o design limpo e simples para problemas mínimos. Substitua esses links de URL longos por botões proeminentes e frases de chamariz. Quanto menos confuso o e-mail, maior a probabilidade de os destinatários responderem.

Incluir um botão de cancelamento de inscrição

Considerando que a maioria dos consumidores já estão inscritos em vários boletins promocionais, eles geralmente relutam em se inscrever para mais. Alguns estão preocupados em entrar em uma lista e nunca conseguir sair. Outros estão preocupados em receber e-mails injustificados de empresas das quais nunca ouviram falar porque sua empresa vendeu para eles.

Deixe os assinantes em potencial saberem o que você fará e o que não fará e dê a eles a confiança para se inscrever.

Ofereça uma opção de desativação aos assinantes, mesmo em sua mensagem de adesão. Garanta que eles podem cancelar a assinatura a qualquer momento e manter essa promessa com um link de desativação em todos os e-mails subsequentes.

Você pode oferecer a opção de receber e-mails de terceiros ou simplesmente nunca oferecer isso como uma opção para outras empresas – a escolha certa depende do seu público-alvo e de suas preocupações com a segurança. Desde que os assinantes tenham opções, eles se sentirão seguros em ingressar na sua lista.

Acompanhe e monitore os resultados

Quem você quer que cadastre seus e-mails? Quais são as melhores formas de alcançá-los? Quantos estão se inscrevendo para seus e-mails ou compartilhando seu e-mail com seus contatos?

Quaisquer que sejam suas suposições sobre sua campanha antes de começar, elas são apenas suposições. Você não saberá ao certo o que está funcionando até começar a medir a eficácia de suas campanhas de e-mail.

Use sua plataforma de email marketing para acompanhar e monitorar regularmente suas campanhas. Essas análises lhe dirão quais canais estão atraindo mais inscritos, quais mensagens estão repercutindo em seu público-alvo e quantos inscritos permanecem no longo prazo. Com essas informações, você pode otimizar campanhas subsequentes e ver resultados ainda melhores ao longo do tempo.

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