História dos computadores: Década de 1970: Computadores pessoais
História dos computadores: Década de 1970: Computadores pessoais
- 207
Os primeiros computadores pessoais foram construídos no início da década de 1970. A maioria deles eram execuções de produção limitada e funcionavam com base em circuitos integrados de pequena escala e CPUs com vários chips.
O Commodore PET era um computador pessoal nos anos 70.
O Altair 8800 foi o primeiro computador popular usando um microprocessador de chip único. Também foi vendido em forma de kit para amadores de eletrônicos, o que significa que os compradores tiveram que montar seus próprios computadores.
Clones desta máquina rapidamente surgiram, e logo havia um mercado inteiro baseado no design e arquitetura do 8800. Ele também gerou um clube baseado em construtores de computadores amadores, o Homebrew Computer Club.
Em 1977 surgiu o “ Trinity ” (baseado numa referência da revista Byte): o Commodore PET, o Apple II e o TRS-80 da Tandy Corporation.
Esses três modelos de computador acabaram vendendo milhões. Esses primeiros PCs tinham entre 4kB e 48kB de RAM. O Apple II era o único com uma tela colorida e com capacidade gráfica e acabou se tornando o mais vendido entre a trindade, com mais de 4 milhões de unidades vendidas.
Décadas de 1980-1990: os primeiros notebooks e laptops
Um desenvolvimento particularmente notável na década de 1980 foi o advento do computador portátil disponível comercialmente.
O Osborne 1 era pequeno e portátil o suficiente para ser transportado.
O primeiro deles foi o Osborne 1 , em 1981. Ele tinha um monitor minúsculo de 5″ e era grande e pesado comparado aos laptops modernos (pesando 23,5 libras). No entanto, os computadores portáteis continuaram a se desenvolver e, eventualmente, tornaram-se simplificados e facilmente portáteis, como são os notebooks que temos hoje.
Esses primeiros computadores portáteis eram portáteis apenas no sentido mais técnico da palavra. Geralmente, eles eram do tamanho de uma grande máquina de escrever elétrica ao tamanho de uma mala.
O Gavilan SC foi o primeiro PC a ser vendido como um “laptop”.
O primeiro laptop com formato flip foi produzido em 1982, mas o primeiro computador portátil que foi realmente comercializado como um “laptop” foi o Gavilan SC em 1983.
Os primeiros modelos tinham telas monocromáticas, embora houvesse telas coloridas disponíveis a partir de 1984 (o Commodore SX-64).
Os laptops cresceram em popularidade à medida que se tornaram menores e mais leves. Em 1988, os monitores atingiram a resolução VGA e, em 1993, eles tinham telas de 256 cores.
A partir daí, as resoluções e cores progrediram rapidamente. Outros recursos de hardware adicionados durante a década de 1990 e início de 2000 incluíam discos rígidos de alta capacidade e unidades ópticas.
Os laptops geralmente vêm em três categorias, conforme mostrado por esses Macbooks.
Os laptops geralmente são divididos em três categorias diferentes:
- Substituições de desktop
- Cadernos padrão
- Subportáteis
As substituições de desktops geralmente são maiores, com telas de 15 a 17″ e desempenho comparável a alguns computadores desktop melhores.
Notebooks padrão geralmente têm telas de 13-15″ e são um bom compromisso entre desempenho e portabilidade.
Os subportáteis, incluindo os netbooks, têm telas menores que 13″ e menos recursos do que os notebooks padrão. Com o crescimento dos PCs e Notebook também veio o aumento de acesso a internet e os sites começam a se tornar um importante fator de mudança na internet.