3 funções de marketing
3 funções de marketing
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Pronto para mergulhar fundo nas funções do marketing e como você pode implementá-las em sua estratégia? Continue lendo para uma visão geral de cada um!
1. Gerenciamento de informações de marketing
O marketing funcional depende de dados robustos . O gerenciamento de informações de marketing coleta e relata sistematicamente dados relevantes para seus processos de marketing. Essas informações incluem:
- Determinando seu mercado-alvo : Para ter sucesso, você deve direcionar suas estratégias para um grupo de clientes específico que se alinha com sua oferta e objetivos.
- Entendendo seu mercado-alvo: depois de determinar seu mercado-alvo, você precisará entender completamente seus desejos , necessidades e objetivos para elaborar uma estratégia de marketing que ressoe com eles.
- Conduzindo uma análise de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (SWOT): Você precisará entender os pontos fortes e fracos de sua empresa e suas tendências externas. Você também deve coletar informações sobre regulamentações que podem afetar seus negócios e tendências culturais.
- Analisando seus concorrentes: outro aspecto de sua análise SWOT que requer uma consideração cuidadosa é seu cenário competitivo . Saiba o que seus concorrentes fazem bem e não tão bem, para que você possa responder estrategicamente e se diferenciar.
Você pode coletar essas informações através de:
- pesquisas
- Mídia social
- Avaliações de clientes do seu produto e dos produtos dos concorrentes
- Dados internos , como relatórios de tráfego do site
- Ferramentas de pesquisa competitiva
- Sua equipe de vendas, que tem comunicação direta com seus clientes
Estou me concentrando primeiro no gerenciamento de informações de marketing porque seus dados informarão todas as outras funções de marketing, desde preços até promoção e distribuição.
Devido à importância abrangente de suas informações de marketing, você precisará de um método para organizar, analisar e comunicar suas descobertas entre as equipes. Felizmente, você tem acesso a muitas ferramentas online que podem ajudar, como Tableau e Zoho.
2. Financiamento
Todos os empreendimentos de negócios devem garantir financiamento para operar. Embora sua empresa precise de fundos para decolar, você e sua equipe de marketing também precisarão de financiamento contínuo para apoiar suas estratégias de marketing.
Os dados coletados no estágio de gerenciamento de informações de marketing o ajudarão a proteger esses fundos. Você também deve analisar os dados de campanhas anteriores, principalmente as métricas que se relacionam com suas metas gerais de negócios e os principais indicadores de desempenho (KPIs) .
Por exemplo, se uma campanha se concentrar em aumentar o reconhecimento da marca , você poderá analisar métricas como impressões, alcance e compartilhamentos de mídia social.
Você vai querer comunicar o valor que seus esforços de marketing criaram para a empresa. Concentre-se nas métricas mais relevantes e como elas afetaram seus resultados. Se você puder mostrar que suas campanhas de marketing trouxeram um alto retorno do investimento (ROI) , provavelmente terá mais facilidade para obter financiamento.
3. Gerenciamento de produtos e serviços
Seu produto ou serviço está no centro de todas as estratégias de marketing. Afinal, você precisa de um excelente produto para que seus esforços de marketing signifiquem qualquer coisa.
Embora as equipes de pesquisa e desenvolvimento possam ser responsáveis pela criação de novos produtos, esse estágio também é uma função vital de marketing.
Como líder de marketing, você deve trabalhar em estreita colaboração com sua equipe de pesquisa e desenvolvimento para garantir que sua empresa crie uma oferta que ressoe com seu público-alvo e continue aprendendo com seu público-alvo após o lançamento.
Lembra daqueles dados que você coletou na etapa de gerenciamento de informações de marketing? Comunique suas descobertas à equipe de desenvolvimento. Eles precisarão conhecer os pontos problemáticos do seu público-alvo e o cenário competitivo da sua empresa para criar uma oferta de destaque.
Você também pode realizar uma pesquisa de marketing pré-lançamento para garantir que sua oferta ressoe da maneira que você pretende. Após o lançamento, continue coletando informações das interações do cliente e use-as para informar futuras atualizações e lançamentos de produtos.
A colaboração também funciona ao contrário, você precisará de um entendimento completo dos recursos de sua oferta para poder traduzi-los em benefícios que serão importantes para o seu público. Esses benefícios formarão a base para todas as comunicações de marketing que você empregar.